EU in my Region - ReDuna “Recuperação e Restauração Ecológica do Sistema Dunar de S. João da Caparica”

Image
Início: 1 de maio de 2018 00:00
Fim: 31 de maio de 2018 00:00
Local: Praia São João da Caparica

Visita ao projeto ReDuna “Recuperação e Restauração Ecológica do Sistema Dunar de S. João da Caparica”, no âmbito da Iniciativa «A Europa na minha região» - EU in my Region.

A costa portuguesa foi afetada por diferentes e sucessivas tempestades com grande impacto nas dinâmicas erosivas do litoral. Em Almada, esse impacto teve uma expressão particular nas praias de S. João da Caparica. Estima-se que a praia tenha recuado cerca de 14m, tendo a forte ondulação incidente causado a degradação das dunas frontais, com destruição quase completa do troço sul do sistema dunar.

Numa resposta a esta situação, o Município de Almada propôs à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que tutela os territórios costeiros, o desenvolvimento de um projeto para recuperação ecológica do sistema dunar de S. João da Caparica: o “ReDuna”, que visa a concretização de um conjunto de ações integradas de proteção costeira, promotoras da restauração ecológica e estruturação do cordão dunar da frente de praias de S. João da Caparica.

Beneficiário: Município de Almada

Custo Total do Investimento: 229.792,30 euros

Contribuição do Fundo de Coesão: 226.441,60 euros

Fotos