Versão Web

NEWSLETTER
# 15
JULHO 2017
Eficiência Energética nos Transportes Coletivos de Passageiros - Cerimónia de Assinatura dos Termos de Aceitação

A Autoridade de Gestão do PO SEUR realizou a Cerimónia de Assinatura dos Termos de Aceitação das Decisões de Financiamento relativas às operações aprovadas no âmbito do Aviso para Promoção da Eficiência Energética nos Transportes Urbanos Públicos Coletivos de Passageiros Incumbidos de Missões de Serviço Público. 

Esta cerimónia teve lugar no dia 21 de julho, no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações em Lisboa e foi presidida por Sua Ex.ª O Senhor Primeiro-Ministro, António Costa, tendo contado também com a presença do Senhor Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Poderá consultar aqui o vídeo de apresentação dos projetos que serão cofinanciados.

Ver mais
ESTE MÊS
Inauguração da exposição fotográfica “Descubra como 4.342.544.223 euros de Fundos da União Europeia mudaram a sua vida”

Depois de uma passagem pelo Metropolitano de Lisboa, Estação Baixa-Chiado, a Autoridade de Gestão do PO SEUR inaugurou agora a exposição fotográfica “Descubra como 4.342.544.223 euros de Fundos da União Europeia mudaram a sua vida”, no dia 19 de julho, na Estação de Metro São Bento, no Porto. Este evento e esta mostra visam comemorar o encerramento do Programa Operacional Valorização do Território (POVT), que fez parte do QREN (2007-2013) e que ajudou a ultrapassar constrangimentos estruturais em Portugal, com o apoio financeiro do Fundo de Coesão e FEDER a 1.347 projetos em todo o território do Continente, Açores e Madeira, no domínio dos transportes, ambiente e desenvolvimento urbano. A exposição estará patente até ao próximo dia 31 de agosto 2017.

Ver mais
PROJETO EM DESTAQUE Renovação da frota de veículos de transporte público urbanos coletivos de passageiros da Carris, tendo em vista a sustentabilidade ambiental e a descarbonização da Área Metropolitana de Lisboa

Com este projeto a Carris concretiza a aquisição de 180 novos autocarros movidos a fontes de energia mais limpas (e de acordo com os requisitos aplicáveis expostos no Aviso POSEUR-07-2016-71, nomeadamente segundo a homologação na categoria europeia M3, classe I, cumprindo com os requisitos para o acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida, cumprindo, igualmente, os limites de emissões poluentes correspondentes a uma redução em 15% face aos limites estabelecidos no âmbito da norma Euro VI), bem como o investimento na construção e instalação dos respetivos meios de suporte à sua operacionalidade. Este investimento visa a renovação da sua frota atual de veículos de transporte público urbano coletivo de passageiros, procurando contribuir, de forma positiva, para a adoção de novas medidas que favoreçam a sustentabilidade ambiental da sua atividade e a descarbonização da Área Metropolitana de Lisboa. Com um Custo Total de Investimento de 54.750.000,00 euros, o projeto contará com um cofinanciamento da parte do Fundo de Coesão de 18.585.998,31 euros. 

FEATURED PROJECT (EN) Renovation of Carris' collective urban public transport fleet aiming at environmental sustainability and decarbonization within Lisbon Metropolitan Area

With this project, Carris completes the acquisition of 180 new buses powered by cleaner energy sources (and according to the applicable requirements set out in Call for Applications POSEUR-07-2016-71, namely according to the homologation in the European category M3, class I, complying with the requirements for facilitated access for persons with reduced mobility, also complying with the emission limits corresponding to a reduction of 15% in relation to the limits established under the Euro VI standard), as well as investment in construction and installation of the respective means of support to its operability. This investment is aimed at renewing its current fleet of public urban transport vehicles, seeking to contribute positively to the adoption of new measures that favor the environmental sustainability of its activity and decarbonization within Lisbon Metropolitan Area. With a total investment cost of 54,750,000 euros, the project will be co-financed by the Cohesion Fund by 18,585,998.31 euros.

Plano de Ação para a Economia Circular

Plano de Acção para a Economia Circular (PAEC) é um modelo estratégico de crescimento e de investimento assente na eficiência e valorização dos recursos e na minimização dos impactes ambientais. Este é um documento que surge à luz dos compromissos internacionais de Portugal, como o Acordo de Paris, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e a própria União Europeia. Pela transversalidade do Plano de Acção para a Economia Circular (PAEC) aos vários sectores de actividade a Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente lança o desafio a todas as entidades de participarem no processo de Consulta Pública que se encontra a decorrer até 30 de Setembro. Esta é uma oportunidade para as entidades desempenharem um papel activo nesta transição, com contributos, sugestões, opiniões e a partilha do mesmo desafio com outros. Neste âmbito já foi lançado o “Programa Apoiar a Transição para uma Economia Circular - Fase I”. Consulte também Portal eco.nomia: dinamizar a transição para a Economia Circular.

Ver mais
Candidaturas até 28 de setembro de 2017

ao Aviso-Concurso para Ações imateriais - Produção de informação e conhecimento (cartografia) e ações de sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas

Ver mais
São elegíveis as operações localizadas na Região Autónoma da Madeira

ao Aviso-Convite para Instrumentos de planeamento com vista à caracterização de riscos naturais e tecnológicos

Ver mais
Candidaturas até 27 de outubro de 2017

ao Aviso-Concurso para Ações de educação e sensibilização com vista a valorização de resíduos urbanos

Ver mais
POSEUR-11-2017-22

Aviso-Concurso para Promoção de sistemas inovadores que se destinem a aumentar a recolha seletiva de Resíduos Urbanos Valorizáveis 

Ver mais
CALENDÁRIO
07
NOV
12.ª Expo Conferência da Água - Garantir a Sustentabilidade, procurar a excelência. Desafios e tendências de futuro, em Lisboa
SABIA QUE...
O PO SEUR já chegou ao LinkedIn? Poderá agora também seguir-nos nesta plataforma e continuar a acompanhar todas as notícias, eventos e novidades do Programa.
Ver mais
O PO SEUR já aprovou a aplicação de 990 milhões de euros de Fundos da União Europeia, o que alavancará a concretização de mais de mil projetos de investimento, no montante total de 1.310 milhões de euros? Estes projetos abrangem os vários domínios de intervenção do Programa, incluindo a Produção de Energias Renováveis e a Eficiência Energética, a Mobilidade Sustentável, a Adaptação às Alterações Climáticas e a Prevenção e Gestão de Riscos no domínio da proteção do litoral, de incêndios, inundações e outras catástrofes, a Proteção do Ambiente (Biodiversidade e Conservação da Natureza) e a Utilização eficiente dos recursos (Água e Resíduos). Estes dados, que se reportam a 31 de Maio, foram apresentados no dia 22 de junho no Castelo de Santa Maria da Feira, na reunião do Comité de Acompanhamento do PO SEUR, órgão colegial composto por representantes dos parceiros sociais e das organizações ambientais representativas dos setores de atuação do Programa.
Ver mais

Rua Rodrigo da Fonseca, 57
1250-190 Lisboa

Tel.: (+351) 211 545 000 | Fax: (+351) 211 545 099

poseur@poseur.portugal2020.pt
poseur.portugal2020.pt


Para deixar de receber esta newsletter no seu email clique aqui para proceder ao cancelamento.