Versão Web

NEWSLETTER
# 19
MARÇO 2018
Projeto Escola da Natureza, cofinanciado pelo PO SEUR, entre os cinco finalistas do European Natura2000 Awards

O projeto “Escola da Natureza” do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo foi nomeado como um dos cinco finalistas do European Natura 2000 Awards, na categoria “Comunicação”. O projeto, cofinanciado pelo PO SEUR com um montante de Fundo de Coesão de 160.356,75 €, tem como parceiros os Municípios de Esposende e de Vila Nova de Cerveira, a Universidade de Coimbra, através do Instituto do Mar, e o suporte científico e técnico do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho e do Centro de Conservação de Borboletas de Portugal. 

Os European Natura 2000 Awards serão entregues numa cerimónia a realizar no dia 17 de maio e visam reconhecer a excelência na gestão dos Sítios Natura 2000 e o trabalho realizado no âmbito da sua conservação, mostrando o valor acrescentado para as economias locais e aumentando a conscientização pública sobre o valioso património natural da Europa. Os prémios vão já na sua quarta edição e foram consideradas elegíveis 75 candidaturas em cinco categorias: conservação, comunicação, benefícios socioeconómicos, reconciliação de interesses/perceções e cooperação transfronteiriça e redes.

As 75 candidaturas foram avaliadas por um painel independente de peritos para reduzir a lista a 25 finalistas, sendo o projeto Escola da Natureza (School of Nature) um dos 5 finalistas na categoria “Comunicação”. Pode votar neste projeto até ao dia 22 de abril AQUI

Ver mais
ESTE MÊS
Inauguração da exposição fotográfica “Descubra como 4.342.544.223 euros de Fundos da União Europeia mudaram a sua vida” em Bruxelas

Decorreu no dia 20 de março, pelas 12h30, a Cerimónia de Inauguração da exposição fotográfica “Descubra como 4.342.544.223 euros de Fundos da União Europeia mudaram a sua vida”, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, com o apoio da Eurodeputada Liliana Rodrigues. Estiveram também presentes o Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, o Eurodeputado Carlos Zorrinho e a Presidente da Comissão Diretiva do PO SEUR, Helena Pinheiro de Azevedo.

Depois de passar por Lisboa, Porto e Madeira, esta exposição chega agora a Bruxelas, comemorando o encerramento do Programa Operacional Valorização do Território (POVT), que fez parte do QREN (2007-2013) e ajudou a ultrapassar constrangimentos estruturais em Portugal, com o apoio financeiro do Fundo de Coesão e FEDER a 1.347 projetos em todo o território do Continente, Açores e Madeira, no domínio dos transportes, ambiente e desenvolvimento urbano.

Ver mais
PROJETO EM DESTAQUE REFORÇO DA INSTALAÇÃO DA REDE DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS – MUNICÍPIO DE VIANA DO CASTELO

Com um apoio de 324.298,86 euros de Fundo de Coesão, visa intervenções na Serra da Padela, com um padrão de ocupação florestal característico, integrando áreas de pinheiro bravo e povoamentos de eucaliptal. Esta Serra constitui uma das prioridades em termos de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como a Serra de Santa Luzia, área florestal importante pela sua proximidade à cidade de Viana do Castelo, com elevado simbolismo religioso e histórico-cultural. O projeto irá diminuir a superfície percorrida pelos grandes incêndios permitindo a intervenção direta de combate ao fogo, reduzir os efeitos de passagem dos grandes incêndios, protegendo as vias de comunicação, isolar potenciais focos de ignição de incêndios e operacionalizar o apoio ao combate, nomeadamente o acesso aos pontos de água.

FEATURED PROJECT (EN) STRENGTHENING OF FOREST FIRE DEFENSE NETWORK INSTALLATION - VIANA DO CASTELO MUNICIPALITY

With a support of 324,298.86 euros of Cohesion Fund, it aims at interventions in Padela mountain, with a characteristic pattern of forest occupation, integrating areas of wild pine and eucalyptus stands. This mountain is one of the priorities in terms of Defense against Forest Fire, as well as the Santa Luzia Mountain, important forest area for its proximity to the city of Viana do Castelo, with high religious and historical-cultural symbolism. The project will reduce the area covered by large fires by allowing direct fire-fighting intervention, reducing the effects of large fires, protecting communication routes, isolating potential ignition points and operationalizing combat support with access to water points.

Determinação de requisitos a cumprir nos sistemas de videovigilância para a proteção florestal e deteção de incêndios

Informa se que foi publicado o Despacho n.º 3070/2018 - Diário da República n.º 60/2018, Série II de 2018-03-26, que determina os requisitos a cumprir pelos sistemas de videovigilância para a proteção florestal e deteção de incêndios. Tendo presente que o PO SEUR financia esta tipologia de investimentos, o presente despacho tem aplicação nas operações cujos procedimentos de adjudicação dos sistemas a adquirir ainda não foram iniciados.

A Autoridade de Gestão encontra se disponível para prestar os esclarecimentos que sejam necessários através do email poseur@poseur.portugal2020.pt

Ver mais
AVISOS EM VIGOR

O PO SEUR tem neste momento 7 Avisos em vigor, 1 relativo ao Eixo I, 3 no âmbito do Eixo II e outros 3 pertencentes ao Eixo III. Estão disponíveis para consulta no separador Candidaturas - Avisos.

Ver mais
Conservação e Gestão orientadas para o mexilhão-do-rio

Aviso-Concurso para uma espécie protegida no âmbito da Diretiva Habitats, As candidaturas decorrerão até às 18h do dia 30 de abril 2018.

Ver mais
CALENDÁRIO
05
ABR
Sessão de Esclarecimentos sobre o Aviso-Concurso para Sistemas de Gestão de Frotas
17
ABR
Seminário sobre Cidades orientadas para um Futuro Sustentável
SABIA QUE...
Já se encontra disponível no nosso canal de Youtube o Vídeo de apresentação relativo aos projetos cofinanciados pelo PO SEUR no âmbito da prevenção e gestão dos riscos de cheias e inundações. Este vídeo foi apresentado inicialmente na Cerimónia de Assinatura dos Termos de Aceitação relativos ao Aviso para a Desobstrução, a Regularização Fluvial e o Controlo de Cheias, que teve lugar na Golegã no passado dia 7 de fevereiro?
Ver mais
Foi recentemente lançada a Campanha “Sabia que…? que se traduz na impressão de frases em pacotes de açúcar, onde se divulgam resultados dos apoios dos Fundos da União Europeia (UE) em Portugal?
Ver mais

Rua Rodrigo da Fonseca, 57
1250-190 Lisboa

Tel.: (+351) 211 545 000 | Fax: (+351) 211 545 099

poseur@poseur.portugal2020.pt
poseur.portugal2020.pt


Para deixar de receber esta newsletter no seu email clique aqui para proceder ao cancelamento.