Versão Web

NEWSLETTER
# 27
JULHO 2019
Intercetor do Rio Tinto, projeto cofinanciado pelo PO SEUR, inaugurado pelo Ministro do Ambiente e Transição Energética

O intercetor de rio Tinto, uma obra financiada em mais de nove milhões de euros que permitiu despoluir o caudal de água que une Gondomar e o Porto, foi inaugurada em julho pelo Ministro do Ambiente e Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes. A empreitada, cofinanciada pelo PO SEUR com 7.868.946,74 euros de Fundo de Coesão, arrancou em maio de 2017.

O intercetor de rio Tinto permitiu reabilitar o emissário existente numa extensão de 1.950 metros e construir um exutor com 4.100 metros que liga as estações de tratamento das águas residuais (ETAR) do Meiral, em Gondomar, e do Freixo, no Porto, que no total servem mais de 140 mil habitantes. A obra permitiu ainda a construção de 6,5 quilómetros de passadiço para ligar o Parque Oriental, em Campanhã, ao novo Parque Urbano de Rio Tinto.

Além da reabilitação do rio, quer ao nível hidráulico quer de vegetação em redor, a obra inclui pequenas zonas de fruição como a praça na zona do Pêgo Negro, no Freixo, e o melhoramento de acessos às habitações. No dia 19 de maio de 2017, aquando da colocação da "primeira pedra" da obra do intercetor, o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, afirmava que esta empreitada vinha solucionar um "problema com mais de 30 anos".

Ver mais
ESTE MÊS
PO SEUR presente no evento ‘Mostra PT2020 – Fazemos Portugal’

"A ideia do evento foi dar a conhecer o que temos feito com o financiamento disponibilizado pela União Europeia, através dos fundos estruturais", assegurou Nelson de Souza. De acordo com o governante, o objetivo da Mostra PT 2020 foi o de "dar uma ideia dos resultados concretos em termos de benefício para economia, pessoas e territórios". O evento que teve a participação do PO SEUR realizou-se no dia 27 de junho na Sala Tejo do Altice Arena em Lisboa e contou com um conjunto de apresentações, painéis de debate e uma mostra física que pretende "de forma dinâmica e criativa" mostrar alguns projetos apoiados pelo Portugal 2020 (PT 2020), através dos próprios promotores, que vão desde instituições de solidariedade social a microempresas e multinacionais.

"É um evento aberto a todo o público. Quisemos dar-nos a conhecer ao número mais alargado possível de portugueses. É muito importante que prestemos contas a um conjunto mais vasto de portugueses", notou o ministro do Planeamento. Para além de Nelson de Souza, do lado do Governo, estiveram ainda presentes na mostra o primeiro-ministro, António Costa e a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque. Os painéis, que debateram temas como qualificação e inclusão, território e serviços públicos e conhecimento e inovação, contaram com vários especialistas dos programas operacionais que compõem o PT 2020.

 

Ver mais
PROJETO EM DESTAQUE Proteção Costeira da Praia da Formosa e Praia Azul

As praias foram alvo de intervenções de proteção costeira para preservar e conservar a linha de costa do território; prevenir e minimizar o risco associado à instabilidade das arribas, assegurar a fruição pública em segurança das zonas costeiras e proteger e reabilitar os ecossistemas e os valores naturais. Na Praia Formosa houve atuação na pressão na faixa de risco e nos fatores de erosão (com o recuo e proteção da zona de acesso pedonal no limite poente da plataforma e o melhoramento da drenagem pluvial). A intervenção na Praia Azul teve acções como a criação de condições de segurança no acesso à praia (transformando o caminho existente num caminho seguro e com a estabilização do piso). Terminado a 30-03-2019, o projeto foi cofinanciado através de 1.903.433,45 € de Fundo de Coesão.

FEATURED PROJECT (EN) Formosa Beach and Blue Beach Coastal Protection

The beaches were the target of coastal protection interventions to preserve and conserve the territory's coastline; prevent and minimize the risk associated with cliff instability, ensure safe public enjoyment of coastal areas and protect and rehabilitate ecosystems and natural values. In Formosa Beach there was pressure on the risk range and erosion factors (with the retreat and protection of the pedestrian access zone at the west end of the platform and the improvement of rainfall drainage). The intervention in Blue Beach had actions such as the creation of safe conditions in access to the beach (transforming the existing path into a safe path and stabilizing the floor). Completed on 30-03-2019, the project was co-financed through €1,903,433.45 from the Cohesion Fund.

AVISOS EM VIGOR

O PO SEUR tem neste momento 16 Avisos em vigor, 5 do Eixo I, 2 do Eixo II, 8 pertencentes ao Eixo III, e ainda, 1 do Eixo IV. Todos os Avisos estão disponíveis para consulta no site no separador Candidaturas - Avisos.

Ver mais
3º Aviso para eficiência energética na Administração Central

Beneficiários são Organismos da Administração Central e empresas do Setor Empresarial do Estado

Ver mais
Aviso para Projetos de Produção de Energia a partir de Fontes Renováveis

A AG do PO SEUR procedeu a uma alteração ao Aviso-Concurso POSEUR-01-2019-20 

Ver mais
CALENDÁRIO
03
SET
Sessão sobre Financiamento no H2020 para Inteligência Artificial
SABIA QUE...
O PO SEUR tem neste momento 4 (quatro) ofertas de emprego público por mobilidade, nomeadamente: um (1) posto de trabalho, na carreira de Técnico Superior (oferta da BEP: OE201908/0047) para exercer funções na Unidade de Controlo Interno; dois (2) postos de trabalho, na carreira de Técnico Superior (oferta da BEP: OE201908/0353) para exercer funções nas Unidades Operacionais; um (1) posto de trabalho, na carreira de Técnico Superior (oferta da BEP: OE201908/0357) para exercer funções na Unidade de Gestão e Comunicação; um (1) posto de trabalho, na carreira de Assistente Técnico (oferta da BEP: OE201908/0360) para exercer funções na Autoridade de Gestão do Programa.
Ver mais

Rua Rodrigo da Fonseca, 57
1250-190 Lisboa

Tel.: (+351) 211 545 000 | Fax: (+351) 211 545 099

poseur@poseur.portugal2020.pt
poseur.portugal2020.pt


Para deixar de receber esta newsletter no seu email clique aqui para proceder ao cancelamento.