Versão Web

NEWSLETTER
# 30
Janeiro 2020
Seminário PO SEUR – O contributo da política de coesão na adaptação às alterações climáticas e prevenção e gestão de riscos em Portugal

Atenta ao impacte das alterações climáticas no mundo e em Portugal, a Autoridade de Gestão do PO SEUR realizou, no dia 05 de dezembro, na Casa das Histórias Paula Rego, Auditório Maria de Jesus Barroso, em Cascais, uma sessão pública para divulgar o Contributo da Política de Coesão na Adaptação às Alterações Climáticas e Prevenção e Gestão de Riscos em Portugal.

Com o objetivo de permitir uma reflexão de conjunto face ao que se encontra previsto no Acordo de Parceria e na Programação do Portugal 2020, foram apresentados projetos apoiados pelo PO SEUR, PDR2020 e MAR2020, que constituem boas práticas no combate e adaptação às alterações climáticas.

Direcionado a um público jovem, o seminário reuniu cerca de 110 alunos do ensino secundário e membros do corpo docente das cinco escolas presentes no evento, envolveu ainda a presença de alguns decisores políticos, tendo a sessão de abertura ficado a cargo do Secretário de Estado do Planeamento, José Gomes Mendes.

Ver mais
ESTE MÊS
Seminário Incêndios Rurais 2020

A dimensão e diversidade da floresta nacional assume um papel estratégico na sustentabilidade ambiental do nosso país, no entanto, existem vários riscos associados à floresta portuguesa que impõem cuidados especiais, com particular enfoque na definição de políticas públicas de intervenção relativamente aos incêndios rurais.

Consciente desta importância o PO SEUR aceitou o convite do Centro de Investigação de Montanha (CIMO) - Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais (SPCF), para participar no seminário “Incêndios Rurais 2020”, integrando o painel “Apoios para a prevenção e combate aos incêndios rurais e à recuperação de áreas pós fogo”.

 

 

Ver mais
PROJETO EM DESTAQUE Reabilitação do Sistema de Diques de Valada

A Agência Portuguesa do Ambiente anunciou a conclusão das obras de reabilitação do Sistema de Diques de Valada. Esta operação tem como principal objetivo garantir a funcionalidade hidráulica dos diques, isto é, assegurar a sua função primordial de amortecimento e controlo do impacte das cheias do rio Tejo numa área agrícola de 700 hectares e na salvaguarda de pessoas e bens dos aglomerados urbanos localizados nas povoações circundantes.

O sistema de diques de Valada integra a “Área Tejo”, uma das zonas críticas de inundação identificadas em Portugal continental e prevista na carta de zonas inundáveis “Water Information System for Europe - WISE”, encontrando-se ainda preconizada como uma das medidas do Plano de Gestão de Riscos de Inundação (código PTTJSantarem_PROT53_RH5).

FEATURED PROJECT (EN) Rehabilitation Works of the Valada Dykes System

The Portuguese Environment Agency (APA) reported the conclusion of the rehabilitation works of the Valada Dykes System. The main objective of this project was to guarantee the hydraulic functionality of the dikes, ensuring its primary function of damping and controlling the impact of the Tagus river floods in an agricultural area of 700 hectares and in the safeguarding of people and property of the urban settlements located in the surrounding villages.

The Valada dyke system integrates designated “Tagus Area”, one of the critical flood zones identified in the Portuguese map of floodable zones available in the “Water Information System for Europe - WISE”, and is also included as one of the measures of the Flood Risk Management Plan (code PTTJSantarem_PROT53_RH5).

Boletim do PO SEUR relativo ao 4.º Trimestre de 2019

O PO SEUR encerrou o ano de 2019 com 1.802 candidaturas, aprovadas a que corresponde um financiamento de 1.928 M€ de Fundo Coesão (FC). O FC executado pelos beneficiários totalizou 728M€. Estes valores representam uma taxa de compromisso de 86% e uma taxa de execução de 32%.

Ver mais
Foi concluída a Avaliação da operacionalização da abordagem territorial do Portugal 2020 no contexto da convergência e coesão territorial

Processo avaliativo especialmente orientado para melhorar a qualidade da elaboração e execução das intervenções associadas aos processos de convergência e coesão territorial e os efeitos das medidas de diferenciação territorial no Portugal 2020.

Ver mais
IFRRU 2020 foi distinguido como um 'case study', em Bruxelas

Num evento sobre instrumentos financeiros organizado pela Comissão Europeia e pelo Banco Europeu de Investimento, que decorreu em Bruxelas, em dezembro, o IFFRU 2020 foi apresentado como um programa de referência na Europa.

Ver mais
CALENDÁRIO
18
FEV
XIII Encontro Nacional de Riscos - Madeira
17
MAR
Grandes Projetos PO SEUR aprovados pela Comissão Europeia
SABIA QUE...
Está a decorrer o segundo ano de atividades do programa ClimAgir, sob o mote: “Está na hora de agir! Estou a contar contigo”. Este é o desafio o “Bolotas”, o simpático sobreiro, mascote do programa ClimAgir. Um projeto de sensibilização ambiental dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), e apoiado no âmbito do PO SEUR, dirigido a toda a população, mas com uma incidência especial na comunidade escolar, que se tem revelado um sucesso.
Ver mais

Rua Rodrigo da Fonseca, 57
1250-190 Lisboa

Tel.: (+351) 211 545 000 | Fax: (+351) 211 545 099

poseur@poseur.portugal2020.pt
poseur.portugal2020.pt


Para deixar de receber esta newsletter no seu email clique aqui para proceder ao cancelamento.