28 julho, Dia Nacional da Conservação da Natureza

 28-07-2017
Image
Comemora-se hoje, dia 28 de julho, o Dia Nacional da Conservação da Natureza, instituído pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/98, de 29 de junho, que pretende homenagear o movimento associativo de defesa do ambiente e criar um momento anual de especial reflexão sobre a temática da conservação da natureza.
 
Portugal possui, quando comparado com outros países europeus, uma grande diversidade de paisagens, património geológico, biodiversidade e dentro desta destaca-se um elevado número de endemismos e de espécies relíquia do ponto de vista biogeográfico e/ou genético. Todo este património, presente num território profundamente moldado pela presença e a atividade humana desde há séculos, constitui um fator diferenciador, valorizador e de afirmação da nossa identidade e soberania a nível europeu e mundial.
 
Sendo a biodiversidade entendida como a diversidade genética, de espécies e de ecossistemas, ela suporta o fornecimento de bens (como o oxigénio, alimentos, medicamentos, roupas, materiais de construção, pesticidas) e serviços públicos (como a purificação de águas, regulação do clima, controlo de cheias, polinização, fertilização do solo, etc.) cuja importância é hoje demonstrada como essencial para o bem-estar humano, a mitigação da pobreza, a prevenção de riscos e a eficiência do funcionamento das economias. Um dos suportes essenciais da biodiversidade é a geodiversidade.
 
A conservação da natureza é assim um assunto de todos e para todos! 
Fonte: ICNF
O PO SEUR apoia, através do Eixo Prioritário III, a Proteção e reabilitação da biodiversidade e dos solos e promoção de sistemas de serviços ecológicos, nomeadamente através da rede Natura 2000 e de infraestruturas verdes. Conheça todas as candidaturas já aprovadas neste âmbito no separador Candidaturas - Candidaturas Aprovadas.