Ondas de Calor em Lisboa

 20-11-2020
Image

Sabia que ...

Na Área Metropolitana de Lisboa o n.º médio de Ondas de Calor é de 11 dias/ano e as projeções climáticas apontam para que em 2050 seja de 38 dias/ano, e no final do Séc. XXI de 64 dias, com temperaturas médias de 40˚C.

O projeto “Cartografia de Vulnerabilidade Térmica – Mapeamento dos efeitos das ondas de calor em Lisboa, face às projeções climáticas” visa aprofundar o conhecimento dos efeitos das alterações climáticas projetadas para o município de Lisboa até ao final do século, no que se refere ao cenário de aumento da temperatura média anual, em especial das temperaturas máximas, através da produção de cartografia temática relativa a Ondas de Calor (OC) e Ilhas de Calor Urbano (ICU), bem como, a conceção de ferramentas de suporte ao planeamento e à estratégia municipal de adaptação e mitigação da cidade.

Este projeto resulta da candidatura apresentada pelo Município de Lisboa ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) – Eixo “Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos”, tendo obtido a aprovação de cofinanciamento do Fundo de Coesão no montante 437.988,54 €.

Saiba mais aqui

#POSEUR #Portugal2020 #Coesao #EUinmyregion #ClimateChangeAction #ClimateAction #EU