Versão Web

NEWSLETTER
# 33
Outubro 2020
Inauguração da Central de Triagem de Resíduos de Papel/Cartão da AMRPB

No passado dia 14 de outubro, o Presidente da República, marcou presença na cerimónia de Inauguração da Central de Triagem de Resíduos de Papel/Cartão da AMRPB. A reconstrução e modernização desta Infraestrutura reveste-se de especial importância para a população da região, que vê a reedificação da unidade destruída pelos trágicos incêndios de 2017. 

A central de Triagem de Resíduos de Papel/Cartão constitui uma ação no âmbito da operação POSEUR-03-1911-FC-000075 - Incremento da qualidade e da quantidade da reciclagem dos 3 fluxos (3F) multimateriais, conta com um apoio do Fundo de Coesão de 15,5 milhões de euros e visa a sensibilização para a deposição trifluxo através da ampliação, diversificação e otimização da rede de deposição, recolha e armazenamento.

A implementação da operação irá permitir a valorização dos resíduos como recurso - através do incremento da recolha e preparação de recicláveis de papel/cartão, plástico/metal/ECAL e vidro para retoma e valorização, contribuindo também para outras estratégias e prioridades nacionais, incluindo a redução de emissões GEE e a promoção da economia circular.

Ver mais
ESTE MÊS
SEMANA VERDE EUROPEIA 2020

A Semana Verde Europeia é uma iniciativa anual da União Europeia. Este ano, decorreu entre 19 e 22 de outubro, sob o lema “Um Novo Começo para as Pessoas e a Natureza”. A conferência de abertura, juntou na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, personalidades nacionais e internacionais num debate em torno da Natureza e da Biodiversidade.

No ano em que a Europa adotou a nova Estratégia de Biodiversidade para 2030, é fundamental analisar de que forma as políticas europeias, designadamente o Pacto Ecológico Europeu, podem ajudar a proteger e a restaurar a natureza, permitindo-lhe recuperar e prosperar, e celebrar exemplos e oportunidades para envolver todos nesta mudança que é urgente.

A meta estratégica relativa à Biodiversidade contou no âmbito do PT2020 com um importante contributo do PO SEUR, através do Objetivo Específico 6.4.1, “através do OE 6.4.1, “Conservação, gestão, ordenamento e conhecimento da biodiversidade, dos ecossistemas e dos recursos geológicos”, com o financiamento de um leque alargado de ações com efeito direto no âmbito da proteção da biodiversidade e recuperação dos serviços dos ecossistemas.

Ver mais
PROJETO EM DESTAQUE A EGF Apresenta Campanha Nacional: O Futuro do Planeta não é reciclável

A EGF lançou no dia 07 de Outubro  a maior campanha de sensibilização ambiental de sempre, desenvolvida pelas suas concessionárias, trata-se de uma campanha de sensibilização e comunicação de abrangência nacional, diferenciadora e inclusiva.

A campanha tem como objetivo sensibilizar e educar os diferentes públicos-alvo para a importância do cumprimento das metas comunitárias com especial enfoque para a meta de retoma de recolha seletiva e para a meta de preparação para reutilização e reciclagem.

Integrada na operação POSEUR-03-1911-FC-000015 - Comunicação Ambiental Estratégica com vista à Valorização de Resíduos Urbanos, visa contribuir de forma significativa para o aumento da preparação para reutilização da reciclagem e da qualidade dos recicláveis, bem como para o aumento da quantidade e melhoria da qualidade dos Resíduos Urbanos Biodegradáveis recolhidos seletivamente.

FEATURED PROJECT (EN) EGF Launches a National Campaign: The Future of the Planet is not recyclable

On the 7th of October, EGF launched the biggest environmental awareness campaign ever, developed by its concessionaires, it is a national, differentiating and inclusive awareness and communication campaign.

The  purpose of this campaign is to raise awareness and educate the different audiences on the importance of meeting community goals with a special focus on the goal of resuming selective collection and the goal of preparing for reuse and recycling.

This campaign integrated the project POSEUR-03-1911-FC-000015 - Strategic Environmental Communication with a view to the Valorisation of Urban Waste, which aims to contribute significantly to the increase in the preparation for reuse of recycling and the quality of recyclables, as well as increasing the quantity and improving the quality of the selectively collected Biodegradable Urban Waste.

Cerimónia de inauguração da intervenção de estabilização da arriba norte da praia das Azenhas do Mar, Sintra

Decorreu no dia 02 de outubro, a inauguração da intervenção de estabilização da arriba norte da praia das Azenhas do Mar, Sintra, com a participação do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes. A implementação da operação permite criar condições de segurança compatíveis com a ocupação humana e com a fruição pública nomeadamente do núcleo urbano e piscina oceânica da praia das Azenhas do Mar. A intervenção, no valor de 1,9 milhões de euros, foi financiada a 85% pelo Fundo e Coesão através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Ver mais
Boletim Trimestral - 3º Trimestre de 2020

Até 30 de setembro de 2020 o PO SEUR aprovou 1.905 candidaturas, correspondente a um financiamento de 2.095 M€ de Fundo Coesão (FC), encontrando-se executado 917 M€ de FC. Estes valores representam uma taxa de compromisso do Programa de 95% e uma taxa de execução de 42%.

Ver mais
Inauguração de 5 Estações de Tratamento de Águas Residuais no Município de Condeixa-a-Nova

Presidida pelo Senhor Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, a cerimónia de inauguração das ETARs de Caneira, Casal de S. João, Lameira, Casal das Figueiras e Vale Janes, ocorreu no passado dia 9 de outubro. 

Ver mais
CALENDÁRIO
10
Nov
Publicação do Aviso-Concurso POSEUR-12-2020-17, destinado à resolução de problemas de qualidade da água de abastecimento com impacte na saúde humana
12
Nov
Sessão de Esclarecimentos do Aviso-Concurso POSEUR-11-2020-15, destinado à Valorização de Biorresíduos em Portugal Continental
SABIA QUE...
Na Área Metropolitana de Lisboa o n.º médio de Ondas de Calor é de 11 dias/ano e as projeções climáticas apontam para que em 2050 seja de 38 dias/ano, e no final do Séc. XXI de 64 dias, com temperaturas médias de 40˚C. O projeto “Cartografia de Vulnerabilidade Térmica – Mapeamento dos efeitos das ondas de calor em Lisboa, face às projeções climáticas” visa aprofundar o conhecimento dos efeitos das alterações climáticas projetadas para o município de Lisboa até ao final do século, no que se refere ao cenário de aumento da temperatura média anual, em especial das temperaturas máximas, através da produção de cartografia temática relativa a Ondas de Calor (OC) e Ilhas de Calor Urbano (ICU), bem como, a conceção de ferramentas de suporte ao planeamento e à estratégia municipal de adaptação e mitigação da cidade.
Ver mais

Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 5
1099-019 Lisboa

Tel.: (+351) 211 545 000 | Fax: (+351) 211 545 099

poseur@poseur.portugal2020.pt
www.poseur.portugal2020.pt


Para deixar de receber esta newsletter no seu email clique aqui para proceder ao cancelamento.