Início: | 9 de maio de 2017 10:00 |
---|---|
Fim: | 9 de maio de 2017 13:00 |
Local: | Portinho da Arrábida, Setúbal |
Projeto "Sistemas de informação e monitorização da biodiversidade marinha das Áreas Classificadas da Arrábida – INFORBIOMARES"
Data de Abertura ao Público: 09 de maio 2017 entre as 10h e as 13h (Não é necessária inscrição)
Projeto da Liga de Proteção da Natureza (LPN), através de uma parceria com o Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). O projeto visa o desenvolvimento de um sistema de informação e monitorização que permita responder às necessidades de avaliação periódica dos objetivos de gestão e ordenamento das áreas marinhas classificadas da Arrábida, especificamente nas áreas classificadas da Arrábida, nomeadamente o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha e o SIC Arrábida-Espichel. As ações a realizar integram a recolha de informação, o desenvolvimento de ferramentas de gestão, pesquisa e processamento de dados para suporte à decisão na área da biodiversidade marinha, focadas no alargamento da Rede Natura 2000 no meio marinho, propondo-se com o presente projeto, organizar um sistema de informação e monitorização que permita compilar, organizar, analisar, e atualizar continuamente a informação relevante para responder às necessidades de avaliação da conservação e medidas de gestão e ordenamento da biodiversidade das áreas classificadas da Arrábida, bem como constituir uma ferramenta de apoio ao conhecimento e acompanhamento da distribuição e estado de conservação da biodiversidade e habitats definidos pela Diretiva Habitats, que permita dar resposta às necessidades de avaliação periódicas.
O que se vai passar no dia 9: Visita ao Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida - vista sobre o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, onde o visitante poderá conhecer a fauna do parque e de toda a zona envolvente. Uma verdadeira janela para explorar a vida subaquática, ficando ao mesmo tempo a conhecer os problemas de conservação de afetam a área.
Saiba mais sobre a Campanha A EUROPA NA MINHA REGIÃO 2017, sobre o Projeto INFORBIOMARES e conheça a lista global dos Projetos com Portas Abertas