Início: | 7 de outubro de 2020 10:30 |
---|---|
Fim: | 7 de outubro de 2020 13:00 |
Local: | Campanha - O futuro do planeta não é reciclável |
Realiza-se no Teatro Thalia, em Lisboa, apresentação da Campanha - O Futuro do Planeta não é reciclável, promovido pela EGF a nível nacional. Trata-se da maior campanha de sensibilização ambiental de sempre, desenvolvida pelas suas concessionárias e cofinanciada pelo PO SEUR. O evento conta com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa e do Presidente do Conselho de Administração da EGF, Emídio Pinheiro.
O evento será transmitido em streaming através do site www.egf.pt
Agenda:
10:30 - Recepção convidados (abertura do sinal)
11:00 – Introdução - por Ana Loureiro, Diretora Comunicação EGF
11:15 – Apresentação da campanha: “porquê e para quê?” - por Emídio Pinheiro, Presidente Conselho de Administração EGF
11:25 – Encerramento - por Inês dos Santos Costa, Secretária de Estado do Ambiente
Saiba mais sobre esta campanha aqui
No âmbito da operação "Comunicação ambiental estratégica com vista à valorização de resíduos urbanos", cofinanciada por Fundos Comunitários, através do PO SEUR, pretende contribuir significativamente para o aumento da preparação para reutilização da reciclagem e da qualidade dos recicláveis através do aumento da quantidade e qualidade dos materiais recolhidos e para o aumento da quantidade e melhoria da qualidade dos RUB recolhidos seletivamente, nomeadamente através da realização das seguintes ações de sensibilização e educação:
I - "Programa Ecovalor”: Consiste em diversas ações de sensibilização a realizar por equipas especialistas nas várias escolas do país, incluindo a distribuição de materiais
informativos e de sensibilização (cartazes, magnéticos e autocolantes), bem como suportes para sacos para recolha dos resíduos valorizáveis que resultam da
implementação da campanha;
II - "Programa Comércio a reciclar”: Consiste na intervenção de equipas permanentes de contacto junto do alvo HORECA e pequeno comércio (hotéis, restaurantes e cafés),
e inclui a distribuição de materiais informativos e de sensibilização (aventais, individuais para tabuleiros, autocolantes, certificados);
III - "Programa Ecoeventos”: Consiste na intervenção de equipas especializadas de sensibilização e educação com vista do aumento da reciclagem em grandes e pequenos
eventos, eventos desportivos locais e corridas e maratonas, e inclui o fornecimento de suportes para sacos e estruturas de recolha de resíduos valorizáveis;
IV – Campanha de sensibilização e comunicação ao nível nacional (filmes para TV, spots de rádio, conteúdo e suporte para webpages e redes sociais, anúncios de imprensa
e, pelo menos um suporte pedagógico de produção massiva) que exponencie os resultados das ações anteriormente referidas.
No que se refere aos objetivos, a presente operação pretende sensibilizar e educar os diferentes públicos-alvo para a importância nacional de cumprimento das metas
comunitárias com especial enfoque para a meta de retoma de recolha seletiva e para a meta de preparação para reutilização e reciclagem, constantes no PERSU2020,
nomeadamente através:
– Da prevenção da produção e perigosidade dos RU;
– Do aumento da preparação para reutilização, da reciclagem e da qualidade dos recicláveis;
– Do aumento da quantidade e qualidade de materiais retomados e valorizados;
– Do aumento da quantidade e melhoria da qualidade dos RUB recolhidos seletivamente.