A inauguração do novo edifício contou com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa.
A ETA de Alcantarilha, da empresa Águas do Algarve S.A., trata a água proveniente da Barragem de Odelouca, que constitui a principal origem de água bruta para abastecimento ao Barlavento Algarvio.
Contudo, o processo de tratamento da ETA não se mostrava adequado às caraterísticas da água da Barragem de Odelouca, fazendo com que a produção de água tratada ficasse aquém quantidade projetada. Esse constrangimento era ultrapassado com recurso à água produzida pela ETA de Tavira, que tem como objetivo servir o Sotavento Algarvio.
O novo edifício, agora inaugurado, resulta de uma candidatura aprovada pelo PO SEUR, com uma comparticipação Comunitária pelo Fundo de Coesão de 3.270.425,34 €, que permitiu integrar um processo de tratamento robusto, com base numa solução de Flotação de Alta Carga, para tratar com qualidade a água necessária e utilizar toda a capacidade de tratamento projetada para a ETA.
Com a concretização desta operação, a empresa Águas do Algarve S.A., prevê servir uma população adicional de 207.824 pessoas pela melhoria de abastecimento de água e a melhoria ou manutenção do nível de água segura, em 99.94%.