Uma mobilidade sustentável é cada vez mais um desígnio de quem gere as nossas cidades, sendo necessário encontrar formas atrativas de a promover. As obrigações legais ao nível da redução de consumo de energia, emissões de gases com efeito de estufa e poluentes atmosféricos e a necessidade da diminuição do congestionamento das cidades, fazem com que se equacionem novas formas de atrair a população para modos mais sustentáveis, alterando a repartição modal, nomeadamente pela redução do uso do automóvel, e simultaneamente melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. O Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE) 2013-2016, define os transportes como uma área prioritária para a melhoria da eficiência energética, designadamente através da promoção da utilização das bicicletas e outros modos suaves, conforme estabelecido no projeto de “Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e Outros Modos Suaves 2013-2020” –“CiclAndo”. Neste plano é proposta uma estratégia para a promoção da utilização quotidiana da bicicleta e a adoção de soluções de mobilidade sustentável, associadas à criação de melhores e mais seguras condições para os modos suaves e à alteração de comportamentos no sentido de favorecer a redução da utilização do transporte individual motorizado, nomeadamente através da disponibilização de bicicletas (ex. bike sharing) para uso público. Também o Compromisso para o Crescimento Verde (Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, 2015) integra como uma das suas medidas promover a bicicleta como meio particularmente eficiente para a mobilidade urbana, aumentando o peso da bicicleta nas deslocações urbanas.
Neste contexto o PO SEUR lançou o Aviso-Concurso para o Projeto U-Bike Portugal | Promoção de Bicicletas Elétricas e Convencionais nas Comunidades Académicas com o código POSEUR-07-2015-31 e que encerrou a 02 de maio de 2016. Este Aviso-Concurso destinava-se a intervenções que visassem a aquisição de bicicletas elétricas e convencionais por parte das instituições públicas de ensino superior, com vista à sua utilização pelas comunidades académicas (com especial enfoque nos alunos, mas também com possibilidade de extensão aos docentes e colaboradores), com o objetivo de alterar os comportamentos relativos às opções de mobilidade, nomeadamente a opção por modos suaves em detrimento do uso do transporte individual motorizado, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável nos campus universitários e nos territórios em que estão instalados.
Encontrando-se na fase de comunicação dos resultados finais aos beneficiários deste Aviso, são 15 as candidaturas aprovadas pelo PO SEUR, representando um Investimento Total de 6.059.027,90 € e a atribuição de um valor de Fundo de Coesão na ordem dos 4.762.384,48 €.
No âmbito dos 15 projetos aprovados pelo PO SEUR, serão adquiridas 3.234 bicicletas, 2.096 elétricas e 1.138 convencionais, para utilização das comunidades académicas, com o objetivo de, até ao ano de 2018, serem percorridos mais de 2.412.141 km pela população aderente ao modo ciclável e, consequentemente, gerar economias de energia de 166,34 tep (toneladas equivalentes de petróleo) em detrimento da utilização do modo de transporte individual motorizado.
Com vista a potencializar os resultados a atingir com a implementação destes projetos, serão igualmente desenvolvidos mais de 230 produtos de comunicação, sensibilização e promoção da mobilidade sustentável e energeticamente eficiente, com vista a abranger 174.416 indivíduos das comunidades académicas aderentes.
As instituições de ensino superior público com candidaturas aprovadas são as seguintes:
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA
INSTITUTO POLITECNICO DE BEJA
UNIVERSIDADE DE ÉVORA
UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
UNIVERSIDADE DE AVEIRO
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
ISCTE - INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA
UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
INSTITUTO POLITECNICO DE BRAGANÇA
INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO
UNIVERSIDADE DO PORTO
INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE
UNIVERSIDADE DO MINHO
UNIVERSIDADE DE TRAS OS MONTES E ALTO DOURO
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO