A Autoridade de Gestão do PO SEUR aprovou a candidatura relativa ao Radar Meteorológico da Região Autónoma da Madeira. Esta candidatura, da parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA), insere-se no âmbito do Aviso-Convite com o código POSEUR-08-2015-20, dentro da Prioridade de Investimento 5.1 "A concessão de apoio ao investimento para a adaptação às alterações climáticas, incluindo abordagens baseadas nos ecossistemas" do Eixo II do Programa - Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos.
O IPMA tem responsabilidades ao nível do território nacional nos domínios do mar e da meteorologia, concentrando os seus esforços de investigação em projetos que revertam para aplicações diretas com utilização na atividade operacional, na procura de uma melhoria progressiva da informação disponibilizada aos seus utilizadores. A ampliação da rede Nacional, com a instalação do radar da Madeira e com os 3 radares do Continente já em funcionamento para além do apoio meteorológico local, permitirá reforçar o apoio ao tráfego aéreo e marítimo nacional e internacional, contribuindo para uma melhoria na segurança dos transportes com acréscimo na economia, em geral. Os trabalhos associados à operação consistirão na implantação de uma torre com 32 m de altura, no topo da qual será instalada a antena do radar meteorológico, devidamente protegida por uma redoma.
O radar permitirá a vigilância meteorológica em toda a Região Autónoma da Madeira assim como a melhoria e otimização dos atuais modelos meteorológicos, com igual desempenho para todos os concelhos do distrito da Madeira e terá cobertura numa área circular, com limite próximo das ilhas Selvagens, centrada em Porto Santo. A informação recolhida com o radar, relativamente à quantidade e intensidade da precipitação e vento, em escalas espacial e temporal de alta resolução e o conhecimento que será possível obter dos sistemas meteorológicos que condicionam o estado do tempo, no arquipélago da Madeira, contribuirão para a existência de uma plataforma robusta de dados para utilização técnica e científica, indispensável na adaptação às alterações climáticas presentes, documentadas pelo maior número de episódios de precipitação forte e períodos prolongados de seca.
Com um Custo Total do Investimento de 3.532.603,64 euros e um Investimento Elegível de 3.382.741,27 euros, o projeto terá uma Contribuição da parte do Fundo de Coesão de 2.875.330,08 euros.