"As obras devem começar no último trimestre do ano e vão envolver três edifícios externos ao corpo principal do Hospital: o Centro de Ambulatório (que inclui a Consulta Externa), o Hospital de Dia e o edifício dos serviços de apoio. A duração da empreitada poderá chegar aos 18 meses.
Para a climatização, vão ser aproveitadas as redes de transporte de água quente e fria, que vão ligar, respetivamente, a radiadores e à central de cogeração do hospital (produz água gelada). A alteração vai permitir eliminar os atuais equipamentos de ar condicionado. Também os envidraçados vão ser substituídos por vidros duplos mais eficientes. As melhorias nas condições de conforto vão sentir-se nas salas de consulta, de tratamentos, de exames e nas salas de espera da Consulta Externa.
Para poupar em consumos de energia, vão ser montados 2.832 painéis fotovoltaicos na cobertura dos edifícios, abrangendo uma área de 5.411 m2. A energia produzida, para consumo interno, permitirá, no final do processo, atingir uma poupança de 300 mil euros por ano, o equivalente ao consumo atual da área da Consulta Externa. A iluminação atual será substituída pelo sistema LED".
Fonte: Jornal de Notícias
O projeto "Desempenho Energético e Funcional do Edifício Externo Centro Hospitalar de São João" resulta de uma candidatura apresentada pelo CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO, E.P.E., no âmbito do Aviso-Concurso para aumento da eficiência energética nas infraestruturas públicas no âmbito da Administração Central do Estado, com o código POSEUR-03-2016-65. Com um Custo Total de Investimento de 4.480.641,94 euros, o projeto contará com um cofinanciamento da parte do Fundo de Coesão de 3.565.472,42 euros.
Conheça todas as candidaturas aprovadas pelo PO SEUR até ao momento no separador Candidaturas - Candidaturas Aprovadas.