O PO SEUR lançou na segunda-feira dia 27 de junho um novo Aviso no âmbito da Conservação da Natureza para a recuperação e proteção de espécies e habitats com foco nas populações de coelho-bravo e ainda para a ações dirigidas à prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras como a Acácia.
O Aviso, que tem o código POSEUR-15-2016-53, prevê a disponibilização de 1,2 milhões de euros de Fundo de Coesão para estas duas tipologias de operação, sendo 800 mil euros dedicados ao conhecimento dos efetivos de coelho-bravo e 400 mil euros à erradicação das espécies invasoras de Acácias.
O coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus algirus) desempenha um papel estratégico nos ecossistemas terrestres, nomeadamente enquanto presa preferencial de várias espécies ameaçadas, tais como o lince-ibérico ou o gato-bravo, a águia-imperial ou mesmo a águia-de-bonelli ou a águia-real, existindo dados inequívocos que apontam para o declínio continuado e acentuado dos seus efetivos em Portugal. Uma vez que, da recuperação e de um maior conhecimento sobre o coelho-bravo depende a conservação destas outras espécies com estatuto de ameaça, afigura-se essencial o apoio à causa.
O Aviso visa ainda a conservação de espécies lenhosas, habitats e biodiversidades da invasão por determinadas espécies exóticas, como as acácias. Esta invasão tem particular impacto nas Áreas Protegidas e da Rede Natura 2000, importando por isto privilegiar os investimentos que permitam contribuir para a gestão e conservação das Áreas Classificadas, através do controlo e deteção precoce de focos de dispersão destas espécies.
As candidaturas, que deverão ser efetuadas separadamente, identificando o enquadramento na tipologia aplicável, poderão ser submetidas no Balcão 2020 até às 18h00 do dia 4 de outubro de 2016.