Na terça-feira à noite, teve lugar em Bruxelas, no âmbito da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, a cerimónia anual de entrega dos Prémios RegioStars da Comissão Europeia.
Este concurso anual à escala da UE destaca os projetos financiados pela UE mais inovadores e inspiradores e ilustra, com exemplos reais, o modo como a Política de Coesão apoia a criação de crescimento económico e de emprego.
Para além de reconhecerem os projetos selecionados, estes prémios visam promover a troca de boas práticas entre os profissionais da Política de Coesão e inspirar outros gestores de projetos e autoridades de gestão.
De entre 104 candidaturas, um júri composto por peritos independentes selecionou 23 finalistas. Numa segunda fase, foram selecionados cinco projetos vencedores para receberem o prestigioso troféu RegioStars das mãos da Comissária da UE responsável pela Política Regional, Corina Creţu, e do Presidente do Júri dos Prémios RegioStars, o deputado ao Parlamento Europeu Lambert van Nistelrooij. Além disso, este ano, um dos projetos foi distinguido com o «Prémio do Público», atribuído com base na votação dos espetadores do evento. O vencedor do Prémio do Público foi o projeto Circular Ocean.
Este ano, os projetos candidatos concorreram em cinco categorias: apoio às empresas que operam na economia global, estratégias de inclusão social, economia circular, desenvolvimento urbano sustentável e, por último, uma nova categoria dedicada aos projetos que procuram soluções inovadoras para gerir os fundos da UE de forma mais eficaz.
Os vencedores são:
CATEGORIA 1 – CRESCIMENTO INTELIGENTE: Novas oportunidades na economia mundial
CLUSTER CLEANTECH DE COPENHAGA (Dinamarca/Região da Capital) Projeto - Vídeo
CATEGORIA 2 – CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL: Economia circular
CENTRO BIO: BIOINDÚSTRIAS, BIORREFINARIAS E BIOPRODUTOS (Portugal/Centro) Projeto - Vídeo
CATEGORIA 3 – CRESCIMENTO INCLUSIVO: Integração — criação de comunidades inclusivas e multiculturais
ACADEMIA DE ECONOMIA SOCIAL (Polónia/Região de Malopolska) Vídeo
CATEGORIA 4 – CITYSTAR: Desenvolvimento urbano sustentável
REVITALIZAÇÃO DA BAIXA DE GDANSK (Polónia/Pomerânia) Projeto - Vídeo
CATEGORIA 5 – GESTÃO EFICAZ: Fazer a diferença através de uma gestão diferente
INICIATIVA DE TRANSPARÊNCIA JONVABALIAI (PIRILAMPOS) (Lituânia) Vídeo
Mais informações sobre os Prémios RegioStars 2016
Brochura de apresentação dos finalistas dos Prémios RegioStars 2016
Fontes: TSF e InfoRegio