Com um custo total de investimento de 3.629.171,25 euros, o projeto de Redução da erosão costeira do "Sitio" da Barrinha de Esmoriz e zona envolvente recebeu uma contribuição de Fundo de Coesão de 2.859.126,16 euros. Resultado de uma candidatura da POLIS LITORAL RIA DE AVEIRO - SOCIEDADE PARA A REQUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA RIA DE AVEIRO, S.A. ao Aviso com o código POSEUR-09-2015-19 no âmbito das ações de desassoreamento em lagoas costeiras, o projeto prevê as seguintes ações:
- Execução de ações de dragagem na Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Os materiais dragados que apresentem características granulométricas e cor compatíveis com areia de praia serão depositados na praia de Paramos (a norte do esporão norte) e na praia de Esmoriz (a sul do esporão sul), contribuindo desta forma para a minimização dos efeitos da erosão costeira característica deste trecho do litoral. Os materiais dragados que não têm características compatíveis com a areia de praia serão depositados no mar através do topo dos esporões norte e sul da Barrinha, contribuindo de forma ativa para restabelecer o fornecimento de sedimentos ao litoral.
- Criação de percursos/ passadiços da zona sul envolvente à lagoa. Estas infraestruturas apresentam impactes positivos significativos que permitem a conservação/ recuperação do cordão dunar, através do ordenamento do acesso e eliminação do pisoteio, por parte dos cidadãos, do cordão dunar existente na envolvente da lagoa.
- Reabilitação do dique fusível e reforço/consolidação dunar.
- Proteção das margens da Barrinha, através do controlo das espécies exóticas infestantes e conservação da vegetação ripícola e dunar.
Consulte todas as operações aprovadas pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos até ao momento no separador Candidaturas - Candidaturas Aprovadas.