Hoje, dia 8 de março, o PO SEUR estará presente no Workshop “Contribution of Sport to Regional Development through the Structural Funds”, em Haia, na Holanda. Este workshop visa apresentar exemplos de Boas Práticas no que diz respeito à aplicação de fundos europeus para o cofinanciamento de projetos de equipamentos desportivos.
Helena Azevedo, Presidente da Comissão Diretiva do Programa, apresentará o caso concreto da rede de CAR – Centros de Alto Rendimento, apoiados pelo QREN 2007-2013 no âmbito do POVT – Programa Operacional Valorização do Território, e inseridos numa lógica de infraestruturas e equipamentos desportivos que asseguram a dotação indispensável de centros de excelência desportiva, localizados em áreas urbanas com potencial de desenvolvimento neste domínio e orientados para aumentar a competitividade desses territórios e para propiciar ganhos significativos em termos de coesão económica e social.
Será dado um especial destaque ao projeto do Centro de Alto Rendimento de Sangalhos – Velódromo Nacional, localizado em Anadia, que conta ainda com uma apresentação da parte do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio.
O Despacho n.º 11258/2015, publicado na 2.ª série do Diário da República n.º 197 de 8 de outubro, define esta rede nacional de centros de alto rendimento, composta por 13 infraestruturas desportivas, reconhecendo a Fundação do Desporto como entidade de coordenação nacional e de promoção internacional dos centros de alto rendimento. Estes centros de excelência desportiva têm vindo a ser desenvolvidos desde 2009, sendo que 11 contaram com o apoio dos Fundos da União Europeia, num montante de FEDER que ascende a 44,2 milhões de euros.