O Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) esteve reunido na tarde de ontem com as sete Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região Norte e com a Área Metropolitana do Porto (AMP). Estas entidades têm Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial assinados com este Programa.
Os objetivos desta reunião passavam por definir as áreas de intervenção prioritárias para a região Norte, tendo em consideração as necessidades identificadas nestes Pactos, de financiamento comunitário para o presente ano, e a inclusão destas preocupações no calendário de Avisos a lançar pelo PO SEUR.
Incluía ainda a definição dos aspetos práticos na articulação entre as CIM e a Autoridade de Gestão do PO SEUR em fases como a preparação dos Avisos, a apresentação de candidaturas e a execução dos projetos candidatados e aprovados, tendo em consideração os resultados a contratualizar e os critérios de seleção das candidaturas.
No total, a Região Norte receberá através do PO SEUR cerca de 5,6 milhões de euros de Fundo de Coesão. Este montante permitirá a concretização da estratégia de desenvolvimento territorial definida por cada CIM e pela Área Metropolitana, garantindo uma maior autonomia destes organismos na gestão dos seus projetos.