Foi publicado hoje, 14 de agosto, Aviso-Convite dirigido ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para reestruturação e modernização dos sistemas de meteorologia, com o código POSEUR-08-2015-20.
O Arquipélago da Madeira situa-se na região subtropical, sendo dotado de clima temperado oceânico. As características climáticas e hidrogeomorfológicas da RAM fazem com que seja particularmente vulnerável ao aumento da temperatura, redução da precipitação, à ocorrência de eventos meteorológicos extremos e à subida do nível médio do mar. Quanto aos fenómenos de aluviões, embora tenham ocorrido desde sempre na Madeira, é notória a maior frequência com que atualmente ocorrem episódios de precipitação excecionalmente forte, potencialmente associada às alterações climáticas que se registam ao nível global. Perante os registos climatológicos existentes e os fenómenos meteorológicos adversos registados nos últimos anos torna-se cada vez mais importante implementar de forma sustentável medidas de mitigação e de adaptação, identificados no estudo Estratégia CLIMA-Madeira - Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas da Região Autónoma da Madeira.
No âmbito das “Adaptações às Alterações Climáticas”, assume um caráter prioritário a implementação de um sistema de alerta de risco de aluviões na Região Autónoma da Madeira (RAM), através da instalação de um radar meteorológico, permitindo a obtenção de informação base para a otimização temporal e espacial de atuação e de implementação de um índice de risco de aluvião.
Considerando não só o facto do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ser a entidade responsável a nível nacional pela previsão meteorológica, mas também que o PO SEUR deve utilizar prioritariamente os recursos disponíveis no Eixo 2, PI 5.i para projetos prioritários e estruturantes, a Comissão Diretiva do PO SEUR entendeu adequado proceder ao presente Aviso – Convite para a instalação do radar meteorológico nesta região.
As candidaturas poderão ser submetidas através do Balcão 2020 até às 18 horas de dia 30 de outubro, 2015.