O Projeto Centro Bio (Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos) é um campus tecnológico e de inovação que visa ajudar as regiões rurais com baixa densidade populacional a tornarem-se menos dependentes da energia e das matérias-primas.
O campus do Centro Bio colabora com investigadores e empresas para investigar e investir em novos produtos e tecnologias inovadores com base no modelo de atividade económica de ciclo fechado, o que significa que os produtos podem ser reutilizados e reciclados, reduzindo assim a utilização de energia e matérias-primas.
O projeto, que representa um investimento público/privado de 9,2 milhões de euros, já ganhou três prémios de excelência, impulsionou a criação de 24 subprojetos de I&D, assistiu à criação de quatro empresas derivadas e seis novas empresas, conseguindo também um investimento subsequente de 125 milhões de euros (seguido pelo Banco Europeu de Investimento).
Além disso, o projeto ajudou a criar a All – Associação Portuguesa de Bioeconomia e Economia Circular, promovendo a sua ligação à sociedade e às partes interessadas, bem como a criação de 38 projetos de empreendedorismo académico, envolvendo 2 360 jovens.
O Centro Bio é o vencedor dos Prémios RegioStars 2016 na categoria «Crescimento Sustentável».
Mais informações sobre o projeto
Website do Projeto Centro Bio (Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos)
Fonte: Comissão Europeia