Hoje assinala-se o Dia Mundial da Eficiência Energética. A utilização mais consciente e sustentável dos recursos energéticos, é um dever de todos, urge uma mudança de comportamentos no sentido da redução da nossa pegada carbónica.
Neste sentido, a União Europeia estabeleceu metas ambiciosas para a eficiência energética, tendo como objetivo poupar até 32,5% de energia no espaço europeu até 2030, para tal pretende reduzir, em pelo menos, 40 % as emissões de gases poluentes com efeito de estufa, em relação a 1990, fomentar até 32% a produção de energias provenientes de fontes renováveis.
Por sua vez, Portugal tem vindo a desenvolver vários instrumentos e políticas integradas de energia e clima, entre as quais salientamos o Plano Nacional da Energia e Clima (PNEC 2030) que traduz uma abordagem convergente e articulada para concretizar a promoção da descarbonização da economia e a transição energética, visando a neutralidade carbónica em 2050, enquanto oportunidade para o País, assente num modelo democrático e justo de coesão territorial que potencie a geração de riqueza e o uso eficiente de recursos.
Para a concretização das metas estabelecidas a nível Nacional e Europeu, Portugal conta desde 2014 com uma dotação de Fundo de Coesão de 737M€ disponibilizada através do PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos que se assume como um instrumento financiador de um conjunto de medidas para apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono.
A 31 de dezembro de 2020, encontravam-se comprometidos 718 M€ de Fundo de Coesão repartido por um total de 231 operações aprovadas, as quais contribuem de forma significativa para alcançar as metas e os compromissos internacionais assumidos por Portugal em matéria de eficiência energética e de utilização de energia proveniente de fontes renováveis.
Em concreto na área da eficiência energética encontram-se aprovadas mais de 162 operações, que visam aumentar o desempenho energético dos edifícios públicos, estimando-se um contributo para a redução do consumo anual de energia em cerca de 29.918 teps e para a redução de emissões de 67.478 tons de CO2 equivalente. Na vertente, da Mobilidade Urbana Sustentável, o PO SEUR apoia a aquisição de mais de 710 autocarros limpos (556 a gás natural e 153 elétricos) e de 9 embarcações elétricas em substituição de equipamentos menos eficientes, com um potencial de redução de 19750 ton CO2 equivalente.
Para ilustrar estes números deixamos-vos o convite para conhecer alguns dos projetos próximo de si: