Do âmbito da Economia com Baixas Emissões de Carbono passamos agora para a apresentação dos projetos inseridos na tipologia de intervenção de Adaptação às Alterações Climáticas e Prevenção de Riscos apresentados pelos beneficiários na Sessão Paralela Fundos da União Europeia ao serviço da sustentabilidade – por um Portugal mais “verde” que teve lugar no Evento Anual Conjunto 2017 “A Caminho do Portugal 2020 – Resultados e Oportunidades de Financiamento”. Apresentamos mais um projeto cofinanciado pelo PO SEUR: o projeto de Redução de Cheias no Mondego.
O projeto de Desassoreamento da Albufeira do Açude-Ponte de Coimbra e Estabilização da margem direita do Rio Mondego entre a Ponte Santa Clara e o Açude - Ponte de Coimbra é um projeto da responsabilidade do Município de Coimbra e resulta de uma candidatura apresentada ao Aviso POSEUR-10-2016-49, o segundo Aviso lançado pelo PO SEUR destinado a Intervenções estruturais de desobstrução, regularização fluvial e controlo de cheias, em zonas de inundações frequentes e danos elevados.
Com a primeira componente: "Desassoreamento da Albufeira do Açude-Ponte de Coimbra", o projeto pretende criar condições adequadas para a utilização da albufeira para navegação e desportos náuticos, e proporcionar algum abaixamento dos níveis de cheia ao longo da dita albufeira. Com a dragagem a executar não se prevê ultrapassar as cotas de fundo existentes anteriormente à construção do açude-ponte de Coimbra. Com a segunda componente: "Estabilização da margem direita do Rio Mondego entre a Ponte Santa Clara e o Açude - Ponte de Coimbra" prevê-se que com a sua implementação a estabilidade dos muros fique assegurada, sendo erradicados os riscos atualmente existentes.
Com um Custo Total do Investimento de 14.183.073,00 euros, o projeto contará com uma contribuição de Fundo de Coesão de 11.922.548,22 euros.
Consulte a apresentação de Helena Terêncio, do Município de Coimbra
Conheça todas as candidaturas aprovadas pelo PO SEUR até ao momento no separador Candidaturas - Candidaturas Aprovadas.