O projeto, da responsabilidade das Águas do Algarve, S.A., foi aprovado no âmbito do Aviso com o código POSEUR-12-2015-02, Aviso-Convite no domínio do Tratamento de Águas Residuais visando o cumprimento da Diretiva relativa ao Tratamento de Águas Residuais Urbanas – Diretiva 91/271/CEE, de 21-05-1991 (DARU) e consiste na construção uma nova ETAR da Companheira, integrada no Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve. A ETAR da Companheira existente, que entrou em funcionamento em 1995, apresentava condições de funcionamento deficientes, com particular incidência para os parâmetros microbiológicos.
A nova ETAR da Companheira, em construção a Nordeste da cidade de Portimão, irá permitir tratar os efluentes de uma população total equivalente de cerca de 130.000 habitantes. De uma maneira geral, o projeto a implementar corresponde a uma instalação com duas linhas de tratamento convencional, constituídas por pré-tratamento completo, homogeneização e equalização de caudais, seguidos de elevação intermédia, tratamento biológico em regime de arejamento prolongado, seguido de decantação e desinfeção.
Com um custo total de investimento de 11.900.000,00 euros, o projeto recebeu uma contribuição de Fundo de Coesão de 9.425.565,04 euros.
Consulte todas as operações aprovadas pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos até ao momento no separador Candidaturas - Candidaturas Aprovadas.