Empenhados em trazer crescimento sustentável para junto dos Portugueses apresentamos o trabalho que já está a ser desenvolvido no terreno através de projetos cofinanciados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. O PO SEUR faz do crescimento sustentável a sua prioridade de intervenção durante o período 2014-2020. Procuramos criar condições para uma maior coesão e convergência no contexto europeu, com menor consumo de recursos naturais e energéticos.
Com um custo total de investimento de 11.900.000,00 euros, o projeto da Nova ETAR da Companheira recebeu uma contribuição de Fundo de Coesão de 9.425.565,04 euros.
Responsabilidade das Águas do Algarve, S.A., foi aprovado no âmbito do Aviso-Convite POSEUR-12-2015-02, no domínio do Tratamento de Águas Residuais visando o cumprimento da Diretiva 91/271/CEE, de 21-05-1991 (DARU) e consiste na construção uma nova ETAR da Companheira, integrada no Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve.
A nova ETAR da Companheira irá permitir tratar os efluentes de uma população total equivalente de cerca de 130.000 habitantes.
O projeto a implementar corresponde a uma instalação com duas linhas de tratamento convencional, constituídas por pré-tratamento completo, homogeneização e equalização de caudais, seguidos de elevação intermédia, tratamento biológico em regime de arejamento prolongado, seguido de decantação e desinfeção.