O PO SEUR já aprovou a aplicação de 990 milhões de euros de Fundos da União Europeia, o que alavancará a concretização de mais de mil projetos de investimento, no montante total de 1.310 milhões de euros.
Estes projetos abrangem os vários domínios de intervenção do Programa, incluindo a Produção de Energias Renováveis e a Eficiência Energética, a Mobilidade Sustentável, a Adaptação às Alterações Climáticas e a Prevenção e Gestão de Riscos no domínio da proteção do litoral, de incêndios, inundações e outras catástrofes, a Proteção do Ambiente (Biodiversidade e Conservação da Natureza) e a Utilização eficiente dos recursos (Água e Resíduos).
Estes dados, que se reportam a 31 de Maio, foram apresentados ontem, dia 22 de junho no Castelo de Santa Maria da Feira, na reunião do Comité de Acompanhamento do PO SEUR, órgão colegial composto por representantes dos parceiros sociais e das organizações ambientais representativas dos setores de atuação do Programa.
Já se encontram aprovadas 1005 operações de investimento, com destaque para o domínio do Ciclo Urbano da Água, com 565 operações aprovadas que absorvem cerca de 398 milhões de euros de Fundo de Coesão.
A Prevenção e Gestão de Riscos foi outra área que conheceu uma forte dinâmica de aprovação no PO SEUR, encontrando-se aprovados 234 projetos que equivalem a mais de 166 milhões de euros de apoio comunitário e que alavancam um investimento total de 214 milhões de euros.
Estes investimentos traduzem-se, por exemplo, na aquisição de mais de 120 Veículos Operacionais de Proteção e Socorro e intervenções que visam o aumento da operacionalidade de mais de 75 Infraestruturas Operacionais de Proteção Civil, para dotar, por exemplo, os corpos de bombeiros do Continente e também da Região Autónoma da Madeira de melhores condições para a prossecução das suas missões destinadas ao combate dos incêndios florestais. A instalação de redes de defesa da floresta contra incêndios é também uma prioridade, estando já aprovada a instalação/requalificação de mais de 1.200 quilómetros desta rede, que beneficia uma superfície florestal superior a 500 mil hectares.
As áreas de atuação deste domínio são diversificadas, estando também já aprovados investimentos para a minimização dos riscos de cheias e inundações das ribeiras da Região Autónoma da Madeira, a estabilização de encostas em risco de desmoronamento como a Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia, e as de Santarém e de Palmela.
No seu conjunto o PO SEUR apresenta já uma taxa de compromisso de 44% da totalidade do Fundo de Coesão atribuído a este Programa para todo período 2014-2020. Verifica-se um grande avanço na implementação deste programa nos últimos 12 meses, tendo aumentado de forma significativa o número de projetos aprovados (de 117 para 1005) e o financiamento comunitário concedido (de 271 para 990 milhões de euros).