Foi publicado hoje, 28 de julho de 2015, o Aviso com o código POSEUR-10-2015-14 para Intervenções na Rede de Infraestruturas para Reforço da Operacionalidade - Quartéis de Bombeiros. As candidaturas poderão ser apresentadas até ao dia 18 de setembro às 18h00 através do Balcão 2020.
Na prossecução dos grandes objetivos estratégicos do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PNDFCI) foram estabelecidas metas cuja concretização passa pelo empenho de todas as entidades com responsabilidade nesta área e que visam globalmente, para o horizonte temporal até 2018, a redução da superfície percorrida por incêndios florestais para valores equiparáveis à média dos países da bacia mediterrânica. O aumento da probabilidade de ocorrência de incêndios florestais, potenciado pelas alterações climáticas, implica uma maior exigência da capacidade de intervenção no combate a estes fenómenos, os quais têm causado avultados danos patrimoniais e a perda de vidas humanas.
A rede de infraestruturas de proteção civil assenta em grande medida nos edifícios pertencentes aos corpos de bombeiros. O facto de muitas destas infraestruturas terem sido projetadas há já várias décadas, torna-as atualmente desajustadas, e em muitos casos obsoletas, para fazer face a um crescente número de atributos operacionais que agora se impõem. Os quartéis de bombeiros enquanto unidade operacional fundamental ao nível da sua área territorial respetiva, são determinantes para elevar o nível de prontidão de meios humanos e de equipamentos.