No âmbito do Aviso-Convite à EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A., com enquadramento na alínea c) do nº 1 do artigo 104.º do RE SEUR, no âmbito da Recuperação e resolução de passivos ambientais de minas abandonadas, com o código POSEUR-17-2015-26, foi aprovada a candidatura referente aos trabalhos de Recuperação Ambiental das Antigas Áreas Mineiras de Castelejo, Formiga, Vale de Videira, Vales e Póvoa de Cervães.
Com um Custo Total do Investimento de 5.399.602,74 euros, o projeto contará com um cofinanciamento da parte do Fundo de Coesão de 4.232.662,33 euros.
A operação prevê diversas ações cuja concretização visa a recuperação e reabilitação ambiental de forma integrada das antigas áreas mineiras do Castelejo, Formiga, Vale de Videira, Vales e Póvoa de Cervães, em particular através do confinamento de forma controlada dos materiais contaminados num único local, situado numa das cortas da área mineira do Castelejo.
Com dois meses de obra, nesta fase já se encontram identificadas, delimitadas e desmatadas todas as 12 escombreiras da Área Mineira do Castelejo. Em todas elas já foi efetuado o levantamento radiométrico pré movimentação de terras. Encontram-se numa fase inicial os trabalhos no interior do Céu Aberto II, com a estabilização dos solos da base através da movimentação da escombreira E6 para o interior do CAII, execução do sistema de drenagem basal e trabalhos preliminares para a implantação da célula de confinamento que se materializara no centro da corta e que receberá os materiais mais contaminados das diversas escombreiras e das áreas mineiras conexas (Vales em Fornos de Algodres, Formiga em Gouveia, Vale da Videira em Gouveia e Póvoa de Cervães em Mangualde).
Já se encontram executados 20% dos trabalhos adjudicados, estando nesta fase então envolvidos nas diversas frentes 45 trabalhadores, 16 equipamentos pesados e 15 equipamentos ligeiros.
Conheça todas as candidaturas aprovadas pelo PO SEUR até ao momento no separador Candidaturas - Candidaturas Aprovadas.