A 15ª edição da Semana Europeia da Mobilidade decorre este ano de 16 a 22 de Setembro sob o tema o 'Smart and sustainable mobility – an investment for Europe' que destaca a mobilidade sustentável como motor de investimento. Cada Semana Europeia da Mobilidade concentra-se num tema específico relacionado com a mobilidade sustentável, sendo que as autoridades locais organizam diversas atividades para os seus cidadãos baseados nesse tema. Os próprios cidadãos são também incentivados a lançar e promover medidas permanentes que suportem o tema.
Mobilidade inteligente. Economia forte.
O fortalecimento das economias locais é um objetivo universalmente popular, mas que muitos sentem estar fora de nosso controle, como indivíduos ou comunidades. Estudos mostram, no entanto, que, fazendo escolhas de mobilidade mais inteligentes, podemos nomeadamente impulsionar as finanças públicas, já que as cidades que promovem o transporte sustentável estão em vantagem económica significativa sobre aquelas que favorecem carros tradicionalmente alimentados.
As pessoas que viajam por modos de transporte ativos, tais como caminhadas e ciclismo, não são apenas mais produtivas no trabalho, mas também tiram menos baixas e gastam menos tempo em média, no consultório médico.
E os benefícios vão muito além de uma saúde melhor. Os valores de propriedade em cidades com boas instalações de ciclismo e transporte público eficiente tendem a ser maiores, enquanto as crianças que vão a pé ou de bicicleta para a escola conseguem um melhor desempenho em sala de aula.
Priorizar o transporte sustentável também beneficia o setor privado. Relatórios revelam um aumento no comércio de até 40 por cento, em áreas onde andar a pé e de bicicleta se tornou a norma. Em Copenhaga (Dinamarca), os clientes que viajam para as cidades de bicicleta chegam a gastar € 2 biliões por ano - mais do que aqueles que viajam de carro particular.
Do ponto de vista governamental, o investimento em infraestruturas para viagens ativas, o encorajamento para o uso de transportes públicos no sentido de reduzir o congestionamento do tráfego e apoiar programas que incentivam o uso de bicicleta para o trabalho pode poupar dinheiro público e impulsionar o comércio local.
De todos os ângulos, os benefícios económicos da mobilidade inteligente estão à vista - do setor público para o setor privado, da sociedade em geral para o indivíduo.
Este ano, a Semana Europeia da Mobilidade está a incentivar tanto os políticos locais como os cidadãos a olhar para a mobilidade sustentável e inteligente como um investimento para a Europa.
Fonte: EMW2016