As obras de requalificação e valorização da Barrinha de Esmoriz, nos limites dos concelhos de Ovar e Espinho, arrancam a 16 de Setembro com uma Sessão de Lançamento e são da responsabilidade da Polis Ria de Aveiro, envolvendo território dos municípios de Espinho e Ovar. Cofinanciado pelo PO SEUR no âmbito do Aviso POSEUR-09-2015-19 e com um custo total de investimento de 5.259.422,20 euros, este projeto contará com uma contribuição do Fundo de Coesão de 3.997.861,28 euros.
A intervenção prevê a reposição do sistema aquático e a deposição dos dragados em local apropriado, o que irá contribuir para uma redução da erosão da orla costeira. A empreitada contempla ainda a reabilitação do dique-fusível, que tem como objetivo essencial a manutenção do atual funcionamento do dique com reposição e reforço do sistema dunar, que constituem um sistema que impede a comunicação hidráulica permanente da Barrinha com o mar, nomeadamente durante a época balnear, por forma a garantir a qualidade da água nas praias das imediações.
Estão também previstas intervenções na zona envolvente da Barrinha, com a colocação de passadiços nos acessos à praia, alterações às acessibilidades existentes e a criação de percursos marginais.
Consulte todas as operações aprovadas pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos até ao momento no separador Candidaturas - Candidaturas Aprovadas.