O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, coordenado por Augusto Mateus, analisa em detalhe o desenvolvimento de Portugal ao longo das primeiras três décadas de integração da União Europeia.
Neste livro disponível online para consulta, é estudada a posição de Portugal no contexto europeu à entrada de um novo ciclo de programação estrutural (2014-2020), englobando também o mais recente alargamento, as grandes transformações da União Económica e Monetária e a aceleração da globalização.
O estudo disponibiliza ferramentas para a compreensão sobre a transformação económica e social, permitindo a formação de leituras diversificadas e plurais sobre as profundas mudanças ocorridas no tempo de uma geração.
Esta obra encontra-se estruturada em três partes:
Olhares (Evolução da economia e da sociedade desde 1986) - evolução da economia e da sociedade desde a adesão à União Europeia.
Retratos (Posicionamento de Portugal na União Europeia em 50 indicadores) - cinquenta indicadores sintetizam o posicionamento de Portugal na União Europeia em três momentos marcantes da história recente (1999, 2007 e 2013).
Fundos (Evolução do financiamento estrutural da União Europeia a Portugal) - analisa-se o financiamento estrutural disponibilizado a Portugal, apresentando uma visão completa do quadro de execução do último ciclo de programação estrutural (2007-2013).
Fonte: Portugal 2020