Promoção da eficiência energética na frota dos SMTUC
Resumo da Operação:
A operação visa a substituição de 10 autocarros convencionais, que serão abatidos, por igual quantidade de novos autocarros elétricos, energeticamente mais eficientes e sem qualquer emissão de agentes poluentes atmosféricos, destinados a operarem em carreiras regulares de transporte público de passageiros da rede central (urbana) dos SMTUC. Incluirá ainda o respetivo sistema de carregamento.
Todos estes novos autocarros estarão homologados na categoria europeia M3, classe I, cumprindo com os requisitos para o acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida, destinados para transporte público coletivo urbano de passageiros.
A operação contribuirá para um impacto positivo, tanto em termos de redução dos consumos energéticos, como no decréscimo das emissões, sobretudo na zona mais urbana da cidade, concorrendo para a prática de uma mobilidade mais sustentável na cidade de Coimbra. Este impacto traduzir-se-á, na globalidade, por uma redução anual de 101,19 tep no consumo de energia e de 467,67 ton CO2 equivalente nas emissões de gases com efeito de estufa (GEE).
Despesas Elegíveis Totais:
2.441.798,40 €
Financiamento Comunitário Aprovado:
2.055.768,64 €
Taxa de Cofinanciamento do Eixo pela UE:
84,00 %
Fotos:
Nome do Beneficiário:
SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE TRANSPORTES URBANOS DE COIMBRA
Eixo Prioritário:
Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono em todos os setores
Categoria de Intervenção:
Eficiência energética nos transportes públicos
Indicadores
467,67 Toneladas de CO2 equivalente
Diminuição anual estimada das emissões de Gases com Efeito de Estufa
101,24 Tep
Economias de energia nos projetos apoiados no setor dos transportes
10,00 N.º
Postos de abastecimento de fontes de energia mais limpas para frotas de transportes públicos
10,00 N.º
Veículos de transporte público movidos a fontes de energia mais limpas
518,00 Toneladas de CO2 equivalente
Emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE)
76,34 %
Poupança de energia primária nas frotas de transportes públicos no âmbito da operação