Reforço do Cordão Dunar da Ilha de Tavira | Praia do Barril
Resumo da Operação:
O objetivo fulcral desta operação consiste na manutenção e reposição das condições naturais do ecossistema e respetiva minimização das situações de risco para pessoas e bens por via de medidas corretivas de erosão e defesa costeira.
A operação prevê o reforço do cordão dunar na zona da praia do Barril, numa extensão de 2,35 km, através da alimentação artificial com recurso às areias que estão no canal da Armona, o que vai permitir por um lado, o melhoramento das condições de circulação dos sedimentos e da hidrodinâmica na barra da Armona, e por outro lado, reforçar o cordão dunar nesta zona fragilizada e aumentar a resistência às investidas dos vários processos de erosão costeira
O reforço do cordão dunar é uma meta ativa de proteção do litoral e dos efeitos da erosão costeira, contra o avanço das águas do mar e conservação da linha da costa.
Despesas Elegíveis Totais:
4.011.664,31 €
Financiamento Comunitário Aprovado:
3.411.053,87 €
Taxa de Cofinanciamento do Eixo pela UE:
85,00 %
Fotos:
Nome do Beneficiário:
SOCIEDADE POLIS LITORAL RIA FORMOSA - SOCIEDADE PARA A REQUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA RIA FORMOSA S.A. - SOCIEDADE EM LIQUIDAÇÃO
Eixo Prioritário:
Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos
Categoria de Intervenção:
Erosão Costeira
Indicadores
2,35 Km
Extensão da faixa costeira intervencionada para proteção de pessoas e bens
1450,00 Pessoas
População que beneficia de medidas de prevenção e gestão de riscos naturais relacionado com o clima (exceto cheias e incêndios florestais)
2,35 Km
Faixa costeira intervencionada por Recuperação dunar
1,05 %
Linha de costa em situação crítica de erosão com situação melhorada após a intervenção