Alimentação artificial das praias urbanas da Costa da Caparica e de S. João da Caparica em 2019
Resumo da Operação:
A operação visou a alimentação artificial das praias urbanas da Costa da Caparica e de S. João da Caparica, com o objetivo de salvaguardar a zona costeira no sentido de garantir a proteção e a sustentabilidade a médio e longo prazo do troço de costa onde se encontram implantados os núcleos urbanos consolidados da Costa da Caparica, de Stº António da Caparica e de S. João da Caparica.
Face à ação erosiva do mar, existia uma carência generalizada de areia nas praias urbanas da Costa da Caparica e de S. João da Caparica, ficando estas praticamente imersas em preia-mar, originando que as estruturas artificiais e naturais existentes (esporões, defesa aderente e cordões dunares) sofressem uma deterioração acelerada.
A operação materializou-se na colocação direta de 1.000.000 m3 de areias na parte emersa das praias, retiradas de mancha de empréstimo localizada na entrada do estuário do Tejo, mais precisamente no Canal da Barra Sul.
A ação principal desta candidatura foi a empreitada de alimentação artificial das praias urbanas da Costa da Caparica e de S. João da Caparica, que consistiu na execução dos seguintes trabalhos: dragagem de areias na mancha de empréstimo, localizada na entrada do estuário do Tejo; transporte das areias até à zona das praias, com a posterior deposição por repulsão e a regularização do perfil de praia mediante o espalhamento e nivelamento das areias bombadas.
Complementarmente, a candidatura previu ainda a realização de análises físico-químicas de caraterização dos sedimentos da mancha de empréstimo, os levantamentos hidrográficos da mancha de empréstimo, os levantamentos topo hidrográficos das praias e a fiscalização dos trabalhos da empreitada.
Despesas Elegíveis Totais:
3.763.289,55 €
Financiamento Comunitário Aprovado:
2.822.467,16 €
Taxa de Cofinanciamento do Eixo pela UE:
75,00 %
Fotos:
Nome do Beneficiário:
AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE, I.P.
Eixo Prioritário:
Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos
Categoria de Intervenção:
Erosão Costeira
Indicadores
3,80 Km
Extensão da faixa costeira intervencionada para proteção de pessoas e bens
13418,00 Pessoas
População que beneficia de medidas de prevenção e gestão de riscos naturais relacionado com o clima (exceto cheias e incêndios florestais)
3,80 Km
Faixa costeira intervencionada por reposição do ciclo sedimentar
1000000,00 m3
Volume de sedimentos a movimentar nas operações de reposição do ciclo sedimentar e de alimentação artifical de troços costeiros
1,70 %
Linha de costa em situação crítica de erosão com situação melhorada após a intervenção