Construção da ETAR de Nelas III e Sistema Intercetor
Resumo da Operação:
A Operação consistiu na construção da Estação de Tratamento das Águas Residuais (ETAR) de Nelas III e do sistema intercetor, bem como no fornecimento, montagem e arranque dos equipamentos eletromecânicos.
Esta ETAR substitui a ETAR de Nelas II e a ETAR Nelas I, que já não disponham de capacidade suficiente de tratamento e fossas existentes. Irá tratar as águas residuais produzidas na zona central de Nelas, bem como as águas residuais provenientes das bacias norte, Nelas I, Folhadal e sul, por bombagem, tendo como objetivo a redução da poluição urbana nas massas de água, com especial enfoque no integral cumprimento da Diretiva relativa ao Tratamento de Águas Residuais Urbanas — Diretiva 91/271/CEE, de 21 -05-1991 (DARU), de forma a assegurar a proteção do ambiente em geral e das águas superficiais e costeiras em particular, dos efeitos nefastos das descargas das águas residuais urbanas.
A ETAR projetada desenvolveu-se segundo uma única linha de tratamento e baseia-se num tratamento secundário por lamas ativadas em regime de arejamento prolongado, em reator biológico com remoção de azoto e fósforo com a configuração de vala de oxidação do tipo Carrousel, antecedida de um pré-tratamento físico-químico para afluentes mais carregados. As lamas em excesso que resultam do tratamento biológico e as físico-químicas serão sujeitas a um processo de espessamento, para posterior desidratação em centrífuga.
Com este cenário podemos considerar que temos um ganho ao nível do tratamento satisfatório das águas residuais perto dos 100 %, para a freguesia de Nelas, uma vez que neste momento este tratamento é insatisfatório, contribuindo para a estratégia consagrada no PENSAAR 2020.
Despesas Elegíveis Totais:
2.810.003,00 €
Financiamento Comunitário Aprovado:
2.436.483,76 €
Taxa de Cofinanciamento do Eixo pela UE:
87,00 %
Fotos:
Nome do Beneficiário:
MUNICÍPIO DE NELAS
Eixo Prioritário:
Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Categoria de Intervenção:
Ciclo Urbano da Água
Indicadores
15,52 Km
Extensão dos Sistemas de Drenagem de Águas Residuais a construir
14633,00 Equivalente de população
População adicional servida pelas melhorias do sistema de saneamento de águas residuais em baixa
1,00 Nº
Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) construídas para servir entre 500 e 15.000 e.p.
5,00 Nº
Estações Elevatórias construídas (AR)
4611,00 Pessoas
População adicional servida pelas melhorias do sistema de saneamento de águas residuais em baixa
1,00 n.º
Resolução de processos em contencioso, em pré-contencioso, em incumprimento ou em risco de incumprimento, no âmbito da DARU
0,00 %
Incremento de Alojamentos que passam a ter serviço de drenagem
98,05 %
Alojamentos abrangidos com avaliação satisfatória no cumprimento dos parâmetros de descarga