ETAR de Faro / Olhão e Sistema Elevatório de Olhão
Resumo da Operação:
A concretização do projeto visou substituir duas ETAR constituídas por lagoas, antigas e obsoletas. A nova ETAR será de Lamas Ativadas Arejamento Prolongado e desinfeção final, tratamento de lamas e tratamentos de cheiros.
O projeto corresponde a uma instalação com as mais modernas técnicas de tratamento de efluentes, constituídas por pré-tratamento completo, homogeneização e equalização de caudais, seguidos de tratamento biológico através de sistema de lamas ativadas em regime de arejamento prolongado, seguido de decantação e desinfeção.
A linha de lamas compreende um espessamento gravítico e desidratação por centrífugas com armazenamento das lamas desidratadas em silos. O ar captado nos vários órgãos será tratado num sistema de desodorização por lavagem química em contra - corrente.
No que se refere aos objetivos da operação, a construção do Sistema de Intercetor e de Tratamento de Águas Residuais de Faro / Olhão surge com o intuito de melhorar o sistema de saneamento básico desta região do Algarve, visando a melhoria da qualidade de vida da população residente e a proteção do meio ambiente e evitando a sua degradação, designadamente ao nível da qualidade da água do meio recetor, o que constitui uma condição necessária e fundamental para a atração turística e contribuir para a qualificação do Parque Natural da Ria Formosa e das atividades económicas associadas.
A construção e entrada em funcionamento desta nova instalação, tem ainda como objetivo sanar a situação de incumprimento verificada nas ETAR em funcionamento de Faro Nascente e Olhão Poente, contribuindo desta forma para o objetivo prioritário de garantia do cumprimento da DARU.
Despesas Elegíveis Totais:
16.221.381,72 €
Financiamento Comunitário Aprovado:
13.910.214,52 €
Taxa de Cofinanciamento do Eixo pela UE:
86,00 %
Fotos:
Nome do Beneficiário:
ÁGUAS DO ALGARVE S.A.
Eixo Prioritário:
Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Categoria de Intervenção:
Ciclo Urbano da Água
Indicadores
106094,00 Equivalente de população
População adicional servida pelas melhorias do sistema de saneamento de águas residuais em alta
3,60 Km
Extensão dos Sistemas de Drenagem de Águas Residuais a construir
1,00 Nº
Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) construídas para servir entre 15.000 e 150.000 e.p.
1,00 Nº
Estações Elevatórias construídas (AR)
74460,00 Pessoas
População adicional servida pelas melhorias do sistema de saneamento de águas residuais em alta
1,00 n.º
Resolução de processos em contencioso, em pré-contencioso, em incumprimento ou em risco de incumprimento, no âmbito da DARU
100,00 %
Incremento de Alojamentos que passam a ter serviço de drenagem
100,00 %
Alojamentos abrangidos com avaliação satisfatória no cumprimento dos parâmetros de descarga