Proteção e Conservação de Habitats Naturais Protegidos na Mata Nacional do Gerês - PNPGPP_3_7_HabNatur
Resumo da Operação:
A realização da operação visa salvaguardar os habitats florestais protegidos da Mata Nacional do Gerês (MNG), de incêndios florestais e da invasão por plantas exóticas invasoras, melhorar o estado de conservação desses habitats, fomentando a regeneração natural e a sua expansão, conservar e propagar teixos em viveiro para ações de reposição, expansão e reforço dos núcleos existentes e melhorar a cartografia dos núcleos de teixo ocorrentes no PNPG.
A Mata Nacional do Gerês (MNG) integra 23 habitats protegidos identificados pela Diretiva Habitats, cuja maioria se encontra em bom estado de conservação.
Uma das grandes ameaças à conservação destes habitats são os incêndios florestais e a invasão por espécies exóticas invasoras como a Acacia dealbata, a Acacia melanoxilon e a Hakea sericea, que tem vindo a aumentar a sua área, constituindo este um dos maiores fatores de ameaça à diversidade biológica causada pelas atividades humanas na MNG.
A implementação da operação visa melhorar o estado de conservação de 365,37ha de superfície de habitats naturais.
Despesas Elegíveis Totais:
641.819,32 €
Financiamento Comunitário Aprovado:
581.049,71 €
Taxa de Cofinanciamento do Eixo pela UE:
91,00 %
Fotos:
Nome do Beneficiário:
INSTITUTO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E DAS FLORESTAS, I.P.
Eixo Prioritário:
Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Categoria de Intervenção:
Proteção da biodiversidade e dos ecossistemas
Indicadores
365,37 Hectares
Superfície dos habitats apoiados para atingirem um melhor estado de conservação
4,94 %
Percentagem de espécies (nº de indivíduos), de habitats e ecossistemas (superfície em ha) que beneficiam de ações de recuperação para melhorar o seu estado de conservação (%)