Recuperação Ambiental das Antigas Áreas Mineiras de Castelejo, Formiga, Vale de Videira, Vales e Póvoa de Cervães
Resumo da Operação:
A operação integra um conjunto de intervenções visando a concretização de medidas estruturais prioritárias de remediação e de requalificação ambiental nas áreas mineiras do Castelejo, Formiga, Vale de Videira, Vales e Póvoa de Cervães, em virtude dos níveis e da diversidade dos impactes que localmente se fazem sentir, nomeadamente os de natureza radiológica.
A intervenção abrange diferentes áreas mineiras com características especificas:
- Na área mineira do Castelejo decorreram atividades de exploração de minério de urânio através de duas cortas a céu aberto (C1 e C2), atualmente inundadas, registando-se também a existência de 12 escombreiras na envolvente que ocupam uma área de cerca de 81.000 m2. As escombreiras são predominantemente de materiais estéreis, existindo algumas com teores de minério pobre mais significativos.
- A mina da Formiga foi explorada entre 1915 e 1920 para a recuperação do rádio, existindo um risco potencial de contaminação química dos solos por dispersão dos elementos radioativos com origem na escombreira, suscetível de erosão, e por contaminação pela água de mina utilizada na rega a jusante.
- A antiga área mineira do Vale da Videira foi sujeita a trabalhos que consistiram na exploração do jazido através da abertura de 4 céus abertos, atualmente aterrados com os materiais provenientes da própria escavação. Persistem ainda escombreiras de material e solos contaminados.
- A primeira fase de exploração da mina de Vales ocorreu em 1922 para a produção de concentrados de rádio, numa oficina de tratamento químico (OTQ) anexa, que atualmente se encontra em ruínas. Em 1957 iniciou-se a segunda fase de exploração para a produção de concentrados de urânio, que originaram materiais de escombreira, que se encontram atualmente à superfície.
- Na antiga área mineira de Póvoa de Cervães a extração de urânio, que decorreu entre 1978 e 1979, começou por ser subterrânea, passando posteriormente os trabalhos a desenvolver-se a céu aberto. Verifica-se atualmente a existência de uma escombreira e a ocorrência de arrastamento de materiais sólidos para as linhas de água.
Despesas Elegíveis Totais:
3.336.444,66 €
Financiamento Comunitário Aprovado:
2.835.977,97 €
Taxa de Cofinanciamento do Eixo pela UE:
85,00 %
Fotos:
Nome do Beneficiário:
EDM - EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO MINEIRO, S.A.
Eixo Prioritário:
Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Categoria de Intervenção:
Regeneração de instalações industriais abandonadas
Indicadores
25,49 Hectares
Superfície total mineira reabilitada
787613,00 Ton
Resíduos e solos removidos e solos reabilitados in situ
6034,00 Nº.
População beneficiada pela diminuição da vulnerabilidade ao risco para a saúde humana e para o ambiente
99,61 %
Recuperação do passivo ambiental objeto da intervenção