O projecto “ReDuna: Recuperação e Restauração Ecológica do Sistema Dunar de S. João da Caparica”, financiado pelo Programa Operacional Temático Valorização Território (POVT), tem vindo a merecer interesse e reconhecimento por parte da comunidade científica e ambiental.
A rubrica Minuto Verde, emitida no passado dia 28 de Setembro, no telejornal da manhã da RTP, foi dedicada ao ReDuna, tendo passado várias vezes ao longo do dia em diferentes canais da RTP.
Pode aceder em: http://www.rtp.pt/play/p55/e208173/minuto-verde.
A secção costeira de S. João da Caparica é uma área de especial suscetibilidade aos fatores marinhos, pelo que o presente projeto, constituído por um conjunto de ações integradas de proteção costeira ativa, pretendia atuar de forma estruturante e duradoura sobre os fatores forçadores da vulnerabilidade do sistema que podem ser mais diretamente mitigados, revelando-se essencial para a proteção de pessoas e bens
Este é um projeto do Município de Almada inserido no Eixo Prioritário “Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos” do POVT, no Domínio “Combate à Erosão e Defesa Costeira” e que decorreu entre 2014 e 2015 com um Financiamento Comunitário Aprovado de 248.910 €.
As ações de proteção e defesa costeira vão continuar a estar a ser financiadas (através do Eixo de Investimento II do PO SEUR) com Avisos de Candidatura já abertos e outros a abrir no futuro.